terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cultura contra o Bullyng




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Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias!


"Os jovens de hoje são mais agressivos do que os das gerações anteriores". A constatação do psicólogo e pedagogo italiano, Alessandro Costantini, ajuda a entender as motivações do surgimento e crescimento do bullying, assunto de seu livro "Bullying: como combatê-lo?". Diante disso, é necessário construir uma cultura em torno do tema, para tentar solucioná-lo.
Segundo o estudioso é preciso ajudar a turma onde está o intimidador a participar de atividades na qual todo o grupo esteja presente. Música e teatro são exemplos. Essas atividades fazem com que o intimidador perceba que ele é parte do grupo. Além disso, ele nota que é mais prazeroso fazer parte do grupo e aceitar interagir com as crianças que eram as vítimas anteriormente. Se o intimidador toca a bateria e a vítima o baixo, é preciso que ambos trabalhem juntos. Não é possível isolar o jovem que toca o baixo. Isso é mais prazeroso e aproxima os estudantes, acabando com o bullying.
Não podemos esquecer das vítimas. Elas sofrem muito e, muitas vezes, a vítima tem um perfil introvertido e a intimidação, depois de muitos anos, afeta a personalidade da vítima...
Se em uma escola, o intimidador fizer o que quiser, a vítima não tem a possibilidade de agir e se os expectadores não fizerem nada, ou pior, ficarem do lado do intimidador por medo de serem os próximos alvos, a violência irá aumentar muito. A violência passará a envolver muitos desses expectadores, tornando-os possíveis vítimas. Baseado em pesquisas cientificas, existe uma grande possibilidade dos intimidadores, no futuro, tornarem-se criminosos ou serem pessoas agressivas nos relacionamentos. Enquanto isso, as vítimas vão se fechar cada vez mais, produzindo assim uma auto-estima baixa, além de serem pessoas passivas.
Com a cultura contra o bullying estabelecida, as crianças que apenas assistiam, vão passar a interferir.

Vamos aderir!?
Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/vocucriwov.mmp
Imagem: Google