terça-feira, 25 de maio de 2010


FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programado Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
A partir deste ano, o FIES passa a funcionar em um novo formato. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano.



Continue a leitura e saiba mais ! http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html



domingo, 23 de maio de 2010

Tolerância


Existem limites externos ditados por terceiros para a tolerância?
Não é apenas um acordo entre pessoas que decidem tolerar-se?
Uma das partes, a que tem maior poder irá decidir o que é possível tolerar?
O que leva duas pessoas a entrarem em discórdia? A invasão do direito alheio, o ultrapassar o limite de tolerância, a incapacidade de compreensão mútua ou própria, a falta de empatia, a nossa própria natureza, o nosso temperamento.
A distância que existe entre as pessoas, em parte é criada por cada um. É preciso usar a inteligência, para encontrar o caminho da comunicação entre as pessoas. Inteligência e vontade de querer se comunicar... ou não.

No convívio social, a tolerância com os demais, clama por uma interação. Ou se ajuda, ou se atrapalha. A indiferença explica mas não resolve.
Mas a quem ajudar?
E como ajudar?
Se ajuda quem precisa, até que ela tenha condições de independência para aquele tipo de ajuda. Assim se respeita a autonomia, se exerce a autoridade, se compreende o verdadeiro valor da humildade. ( texto da Internet)


sexta-feira, 7 de maio de 2010

SAÚDE EM FOCO
O professor de Biologia Antonio Jorge Mota Campos disponibilizou para a comunidade CEAL testes para verificar se precisam entrar em grupos de testagem de risco. É um projeto desenvolvido pela SPE- Saúde e Prevenção na Escola, MEC, Ministério da Saúde, SEE.
Vocês encontrarão também material referente a doenças respiratórias e saúde bucal.

Em todos os computadores do LIE – Laboratório de Informática Educativa, estará no DESKTOP - pasta Biologia.

É só clicar e fazer os testes que você desejar.



Vamos lá!!!
Olá CEAL,
E-mail que recebi agora de nossa ex-aluna de 2009 que compartilha dicas com vocês!
Sempre que eu receber assuntos sobre ...
Terminei já o EM do CEAL, não sou mais aluna de vocês. Estou cursando Direito na... Mesmo assim, posso continuar contribuindo para com o blog do CEAL?
Abraços,

Estaremos sempre aguardando!!!!!

Abaixo as últimas dicas enviadas.
Vocês encontrarão no site http://www.mundovestibular.com.br/
Observem que muitos temas vêm acompanhados de vídeos.

Origem das Mitocôndrias
Posted: 26 Apr 2010 05:00 AM PDT
Vestibular Digital - Origem das Mitocôndrias - Biologia
Tema: Origem das Mitocôndrias

Muro de Berlim
Posted: 26 Apr 2010 04:30 PM PDT
O que produziu este muro, tão controvertido? Quando começa a história toda? As acusações partem dos dois lados, Estados Unidos e Rússia. Em Yalta, 1945, os quatro aliados decidiram de comum acordo a divisão quadripartida de Berlim, levando em conta sua importância histórica e o símbolo que representava para o povo alemão.

Como estudar???
Posted: 26 Apr 2010 10:00 AM PDT
Hoje, o LifeHack publicou um interessante artigo sobre como estudar. Algumas dicas interessantes para melhorar o desempenho com os estudos e memorizar/aprender o que você precisa.

Profissões de futuro
Posted: 26 Apr 2010 10:30 PM PDT
Engenheiros agrônomos, especialistas em marketing, nutricionistas e fisioterapeutas, atenção: o mundo precisará cada vez mais de vocês.

Anfíbios são os mais ameaçados de extinção
Posted: 27 Apr 2010 10:30 PM PDT
Os anfíbios formam o grupo mais ameaçado de extinção, segundo um relatório de biodiversidade da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), divulgado no dia 3 de novembro

Vícios de Linguagem
Posted: 27 Apr 2010 06:00 PM PDT
São alterações defeituosas que sofre a língua em sua pronúncia e escrita devidas à ignorância do povo ou ao descaso de alguns escritores. São devidas, em grande parte, à suposta idéia da afinidade de forma ou pensamento.

O medo de não entrar em uma universidade
Posted: 27 Apr 2010 04:30 PM PDT
Não passar para a universidade é, sem sombra de dúvida, o maior temor do vestibulando. Mas não é o único! Ele também tem medo da concorrência, de sofrer um branco, de chegar atrasado para a prova...

Ditongos e hiatos
Posted: 27 Apr 2010 04:00 AM PDT
Numa palavra, pode ocorrer que as vogais graficamente estejam juntas, mas sejam pronunciadas separadamente. Nesse caso, dizemos que há um hiato: saúde [sa-ú-de]; Itajaí [I-ta-ja-í]; balaústre [ba-la-ús-tre]; saída [sa-í-da]; rainha [ra-i-nha]; painho [pa-i-nho].

Compartilhando dicas

Nossa ex- aluna que continua compartilhando dicas para estudos.
Não estão disponíveis todos os acessos devido ao cadastro. Para facilitar a pesquisa para você, aluno do CEAL, poderá acessar o site http://www.mundovestibular.com.br/ através de um cadastro comunitário.
Username: comunidadeceal
Senha: comunidadeceal
Você encontrará temas variados: ex.:profissões.

Uma dica interessante do LIE, já utilizado pelos alunos desde 2005 é o site http://www.somatematica.com.br/ também através de um cadastro comunitário.
Username: ceal
Senha: ceal

Bons estudos!