quarta-feira, 11 de novembro de 2009

OLIIMPÍADA DE ASTRONOMIA

Você, aluno do 2º ano do Ensino Médio Regular, participe da OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA.

É um jogo de perguntas e respostas baseado em informações da série especial de seis revistas-pôster de Astronomia que o jornal O DIA publicou ao longo dos meses de jullho e agosto de 2009.

Aqueles que não colecionaram as revistas durante os meses de publicação poderão participar contando com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, que fará a entrega do kit completo com as seis revistas especiais a todos os alunos que se inscreverem no concurso.

O jogo é composto por três fases, sendo a primeira e a segunda disputada num ambiente interativo na internet e a terceira, presencialmente. Em resumo, classificam-se os alunos que fizerem mais acertos em menos tempo. O grande vencedor da etapa final será contemplado com uma viagem gratuita para os EUA, para conhecer o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e o Museu Nacional Aeroespacial, em Washington.

O céu é o limite para os bons alunos apaixonados pelo Universo e antenados com a Astronomia! Não fique fora dessa! Preencha os dados abaixo e faça agora a sua inscrição. (Texto retirado do Conexão Aluno)

No site Conexão Aluno tem todas as orientações e o regulamento para você se informar e participar. Vá em frente!!!!

Qual será o tema da minha redação?

No site do Conexão Aluno, os alunos encontram valiosas informações sobre "Redação". A pergunta que está acima costuma acompanhar os alunos que estão se preparando para o Vestibular. Por isso, é bom que o aluno se prepare bem para evitar surpresas desagradáveis ao ler a proposta da redação. Aqui vão algumas dicas:
_ Leia jornais;

_ Compreenda o enunciado;

_ Posicione-se diante do tema de forma ponderada;

_ Releia seu texto com atenção antes de entregar a redação.


Temas que caíram no Vestibular e no Enem nos dois últimos anos:


  • Enem 2008: Preservação ambiental.

  • Enem 2007: No ano anterior, o tema da redação do exame foi a discussão das diferenças e a energia alternativa.

  • UFRJ 2009: Dissertação sobre a normalidade e a anormalidade.

  • UFRJ 2008: A UFRJ apresentou alguns trechos de textos e pediu aos candidatos uma dissertação sobre o cinema como prática social.

  • Fuvest 2009: Numa época em que se discute o acirramento do nacionalismo em muitas partes do mundo, a Fuvest propôs uma discussão sobre as fronteiras.

  • Fuvest 2008: No ano anterior, a Fuvest propôs uma redação cujo tema foi o mundo digital.

  • Unicamp 2009: O tema geral foi a relação do homem com os animais, com três recortes temáticos para cada gênero textual – dissertação, narração e carta.

  • Unicamp 2008: Um ano antes, o tema central da prova da Unicamp foi saúde pública.

PÁTRIA MADRASTA VIL

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil. A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição! É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão. Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso? Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil. Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona? Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos. Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?

Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade' A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.