quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tabagismo: Apague essa ideia

A sociedade conhece os malefícios que o cigarro traz para a saúde, mas não parece levar em consideração os seus graves riscos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Pensando nisso, o governo tem divulgado campanhas de prevenção com o objetivo de levar as pessoas à conscientização sobre seus perigos. Porém, os fumantes ignoram tal orientação e mantém o hábito de fumar. Proibiu-se o fumo em locais públicos fechados, como restaurantes, bares, hospitais, repartições públicas, escolas, mas, infelizmente, encontramos muitas pessoas fumando nesses locais, inclusive nas escolas.

No cotidiano escolar, encontramos jovens fumantes que pensam que não vão se viciar, no entanto, fazem dessa prática sua rotina e, assim, tornam-se dependentes do fumo. Um artigo da Revista de Enfermagem sobre Tabagismo, publicado em 27.08.07, destaca que “A fase da adolescência se caracteriza pelo grande interesse do jovem em experimentar novos comportamentos. Os jovens nesse período estão mais suscetíveis, incluindo o estímulo que é dado pelos amigos mais velhos e pela publicidade.” Esta afirmação condiz com as respostas dos jovens alunos ao serem questionados sobre o uso do cigarro. Alguns alegam que foram induzidos ao vício por influência de pessoas mais velhas, como parentes, amigos e até professores. Outros dizem que, por apresentarem ansiedade elevada, estresse ou depressão, usam o cigarro como “fuga” dos problemas. E outros, ainda, dizem que usam para se autoafirmarem em seu círculo de amizades.

Para que o vício seja combatido, nós, educadores, precisamos elaborar ações para reduzir a iniciação ao tabagismo entre os jovens. Projetos educacionais contra o tabagismo precisam ser implementados para inibir a curiosidade do jovem pelo cigarro. Todos nós precisamos combater o fumo, por ele ser um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil, e seria muito proveitoso que isso começasse no ambiente escolar.

VÍDEO:A Matemática presente na construção de pipas

AULA DE REFORÇO PARA O ENEM 2009 NO CEAL


Fonte: Direção do CEAL

A Direção do CEAL participa aos seus alunos que as aulas de reforço irão começar na próxima semana. Algumas informações estão acima.Em caso de dúvidas entre entre em contato com o CEAL.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo

Na próxima segunda (29/8), Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) pretende reforçar a atenção ao problema do tabagismo passivo. O instituto anunciou que divulgará, no dia, dados inéditos de um estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) sobre os níveis de nicotina no ar em ambientes públicos de sete cidades da América Latina, uma delas o Rio de Janeiro (RJ).

Tabagismo passivo
Define-se tabagismo passivo como a inalação da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo e outros produtores de fumaça) por indivíduos não-fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados.
O tabagismo passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool (IARC, 1987; Surgeon General, 1986; Glantz, 1995). O ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.A absorção da fumaça do cigarro por aqueles que convivem em ambientes fechados com fumantes causa:

1 - Em adultos não-fumantes:
• Maior risco de doença por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça;
• Um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.

2 - Em crianças:
• Maior freqüência de resfriados e infecções do ouvido médio;
• Risco maior de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e exarcebação da asma.
3 - Em bebês:
• Um risco 5 vezes maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente (Síndrome da Morte Súbita Infantil);
• Maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade, proporcionalmente ao número de fumantes em casa.

Fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos da poluição tabagística ambiental, tais como, irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaléia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias e aumento dos problemas cardíacos, principalmente elevação da pressão arterial e angina (dor no peito).
Fonte: INCA

Getúlio Dornelles Vargas (1883 – 1954)


"JN": reconstituição dos últimos momentos do presidente, em 1979, nos 25 anos do suicídio.






Fonte: http://g1.globo.com/


Getúlio Dorneles Vargas[1] (São Borja, 19 de abril de 1882Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um político brasileiro, chefe civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha depondo seu 13º e último presidente Washington Luís.
Getúlio Vargas foi por duas vezes presidente da república do Brasil: Na primeira vez, de 1930 a 1945, governou o Brasil em três fases distintas: de 1930 a 1934, no governo provisório; de 1934 a 1937, no governo constitucional, eleito pelo Congresso Nacional; e de 1937 a 1945, no Estado Novo. Na segunda vez, de 1951 a 1954, governou o Brasil como presidente eleito por voto direto.
Getúlio era chamado, pelos seus simpatizantes, de "pai dos pobres" (título tirado do livro de Jó 29,16), e, por pessoas próximas, de "Doutor Getúlio". A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo. Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas.
Suicidou-se, em 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi o mais controvertido político brasileiro do século XX. Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). http://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas

Saber mais: http://www.cpdoc.fgv.br/nav_fatos_imagens/htm/fatos/GetulioVargas.htm

Justiça derruba liminar de prorrogação para o Enem


O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu ontem (21) à noite cassar a liminar que determinou a reabertura das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal no Rio de Janeiro havia decidido na quinta-feira (20) pela reabertura das inscrições por questionar a exigência do número do CPF do estudante para que fosse efetuado o registro.De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com a cassação da liminar, o cronograma do exame será mantido. Cerca de 4,5 milhões de estudantes se inscreveram para participar da edição 2009 do Enem. A prova está marcada para os dias 3 e 4 de outubro e será aplicada em 1.619 municípios. Este ano o Enem servirá como forma de ingresso em pelo menos 40 universidades federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares do Ministério da Educação (MEC). Fonte: Agência Brasil. (Artigo editado no Conexão Aluno)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Justiça Federal determina a reabertura das inscrições do Enem



Atenção alunos que não se inscreveram no ENEM 2009!




A Justiça Federal determinou, em caráter liminar (provisório), que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam reabertas até o dia 28 de agosto. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro que entendeu que o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) não poderia ter exigido o CPF dos candidatos no ato da inscrição.
Inep tem cinco dias para cumprir a decisão.

MEC vai recorrer da decisão judicial que determina um novo prazo.

Procure saber das últimas notícias.

Fonte: Internet

sábado, 15 de agosto de 2009

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Vídeo Aula para ENEM





http://gostei.abril.com.br/frame/index/enem-tube-video-aula-do-novo-enem-estudar-em-casa

http://www.youtube.com/watch?v=9TgWtwHyaTU

http://www.enemeprouni.com/2009/03/aprenda-o-que-cai-no-enem-video-aula.html

Simulado Novo Enem 2009 - GE

Vídeo aula de Física para o Enem

AS MATÉRIAS QUE CAEM NO ENEM 2009

Matérias que caem no Enem 2009 - Parte 2: Matrizes de referências

Matérias que caem no Enem 2009 - Parte 1: eixos cognitivos

Matérias que caem no Enem 2009 - Parte 3: Objetos de conhecimento

Vídeo aula de Química para o Enem

Vídeo aula de Geografia - Matérias que caem no Enem

Vídeo aula de Biologia - Matérias que caem no Enem

Provas e Gabarito do ENEM: 1998 até 2008
http://www.gfsolucoes.net/emprego/provas/provas-anteriores-do-enem-1998-a-2008/

ENEM - Informação através de reportagem G1



Ao candidato que se increver em diversos vestibulares que aceitam a nota do ENEM, o número de inscrição será o de acompanhamento.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1266122-5604,00-NUMERO+DE+INSCRICAO+NO+ENEM+SERA+O+DE+ACOMPANHAMENTO+DIZ+INEP.html




Ministério da Educação enviará número de inscrição no ENEM pelo celular aos candidatos que informaram um número.


http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1266487-5604,00-MINISTERIO+DA+EDUCACAO+ENVIARA+NUMERO+DE+INSCRICAO+NO+ENEM+PELO+CELULAR.html

Dica para alunos: fazer e refazer exercícios


Mudando a forma de avaliação do novo ENEM, é necessário refletir sobre o currículo escolar nas escolas.
O ENEM se propõe a conferir as competências e habilidades necessárias para resolver as questões do dia a dia. Será preciso intensificar a interdisciplinaridade no ambiente escolar.

Em enquete realizada pelo Vestibular em site do Globo, 53,75% respoderam ser matemática e suas tecnologias a área mais temida

Segundo Luiz Felipe da Silva Abade, coordenador de matemática do curso PH:
· “Há pouca contextualização no ensino da matemática.”
· “Os alunos reclamam que não têm hábito de responder as questões de matemática aplicada ao cotidiao, em que se valoriza a interpretaçã de gráficos.”
A dica do professor é só uma: fazer e refazer provas antigas.

É a mesma dica proporcionada por professores de todas as áreas durante o ano letivo aos seus alunos: fazer e refazer os exercícios diários.

Secretarias de Educação e de Saúde decidem recomeçar as aulas no dia 17

http://www.educacao.rj.gov.br/index5.aspx?idsecao=13&tipo=categ&idcategoria=609&idItem=3890
Por Fernanda Valles - Foto: Cris Torres
Em entrevista coletiva, os secretários de estado de Educação, Tereza Porto, e de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmaram que as aulas da rede estadual de ensino não serão adiadas novamente. O retorno será no dia 17 de agosto.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dia do Estudante


Parabéns pelo seu dia!!!



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Volta às aulas adiada para o dia 17 de agosto

O Rio de Janeiro também adiou a volta às aulas na rede estadual até o dia 17 de agosto.
Devido a prorrogação haverá mudanças no calendário escolar.
Segundo a Secretária Estadual de Educação, Teresa Porto, os alunos só entrarão de férias no dia 22 de dezembro. Para dar conta da reposição de aulas, será preciso ainda estender as atividades escolares por oito sábados.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, disse ainda que a prorrogação das férias, recomendada também à rede particular, é causada pelo zelo do governo.

Saiba mais: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/08/05/gripe-suina-volta-as-aulas-das-redes-estadual-municipal-do-rio-adiada-para-dia-17-757114741.asp

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Violência Na Escola



Check out this SlideShare Presentation:
View more presentations from bethbal.