quarta-feira, 27 de maio de 2009

Nova Lei de Estágio.



A nova Lei do Estágio, em vigor, define novos parâmetros para as contratações de Estagiários, abaixo os principais:
Obs.: Contratos emitidos e assinados até 25/09/2008 permanecem regidos pela Legislação anterior, até a sua expiração, renovação ou alteração.

1) A carga horária está limitada a seis horas diárias/trinta horas semanais;
2) Estagiários têm direito à férias remuneradas - trinta dias - após doze meses de estágio na mesma Empresa ou, o proporcional ao tempo de estágio, se menos de um ano. A nova Legislação do estágio não prevê 13º salário;
3) O tempo máximo de estágio na mesma Empresa é de dois anos, exceto quando tratar-se de Estagiário portador de deficiência;
4) A remuneração e a cessão do auxílio-transporte são compulsórias, exceto nos casos de estágios obrigatórios;
5) Profissionais Liberais com registros em seus respectivos Órgãos de Classe podem contratar Estagiários;
6) O capital segurado do Seguro de Acidentes Pessoais, cujo número da Apólice e nome da Seguradora precisam constar do Contrato de Estágio, deve ser compatível com os valores de mercado;
7) Um Supervisor de Estágio poderá supervisionar até dez Estagiários;
8) A Legislação estabelece - exclusivamente para Estagiários de nível médio regular, 2º grau (colegial) - a proporcionalidade de contratações descrita abaixo:
Art. 17. O número máximo de estagiários em relação ao quadro de pessoal das entidades concedentes de estágio deverá atender às seguintes proporções:
I - de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário
II - de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários;
III - de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco)estagiários;
IV - acima de 25 (vinte e cinco) empregados, até 20% (vinte por cento) de estagiários.
§ 1º Para efeito desta Lei, considera-se quadro de pessoal o conjunto de trabalhadores empregados existentes no estabelecimento do estágio.§ 2º Na hipótese de a parte concedente contar com várias filiais ou estabelecimentos, os quantitativos previstos nos incisos deste artigo serão aplicados a cada um deles.§ 3º Quando o cálculo do percentual disposto no inciso IV do caput deste artigo resultar em fração, poderá ser arredondado para o número inteiro imediatamente superior. http://www.estagiarios.com/legislacaodeestagio.asp


Saiba mais:

Feira de estágios da UFRJ oferece duas mil vagas

Os estudantes que buscam um lugar ao sol no mercado de trabalho contam, a partir desta terça-feira (12), com a oferta de duas mil vagas de estágio e trainee, na feira promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com os organizadores, 20 empresas estarão com estandes montados no Centro de Tecnologia da universidade, na Ilha do Fundão, subúrbio do Rio, das 11h às 18h, até quinta-feira (14). A entrada é franca.
Segundo o Armazém das Ideias, empresa que organiza o evento, a maior parte das vagas é para carreiras como Engenharia e Tecnologia da Informação, mas há oportunidades para áreas como Contabilidade, Direito e Administração.

Vale abre 315 vagas de estágio em oito estados

Bolsa-auxílio mensal varia de R$ 600 a R$ 900. Podem se inscrever estudantes do ensino técnico e superior.
A Vale abrirá inscrições no dia 8 para 315 vagas de estágio para estudantes do ensino técnico e superior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Pará e Maranhão. As inscrições podem ser feitas através do site http://www.vale.com/, no link oportunidades, até o dia 24 deste mês.
Para os universitários serão oferecidas vagas em mais de 30 cursos em diferentes áreas, como engenharia, administração, arquitetura, química, direito, informática, comunicação, psicologia, ciências contábeis, ciências biológicas, comércio exterior.

Já os estudantes de nível técnico terão a oportunidade de se inscrever também em cursos de eletrônica, mecânica, eletroeletrônica, eletromecânica, elétrica, química, informática, administração, meio ambiente, secretariado, administração e enfermagem, entre outros.

Saiba mais...

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1111455-9654,00-VALE+ABRE+VAGAS+DE+ESTAGIO+EM+OITO+ESTADOS.html

UERJ promove feira de estágios


Evento traz oficinas, palestras, ofertas de estágio, além de dicas. Estudantes têm até quinta (28) para conferir as oportunidades.
Quem ainda é estudante, mas procura uma vaga no mercado de trabalho, tem a partir desta terça-feira (26) a oportunidade de conferir a V Mostra de Estágios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Contribuição: Prof Mary Rose - Ensino Profissionalizante

terça-feira, 26 de maio de 2009

Dia do Desafio - SESC Niterói

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar, realizada por meio de ações das comunidades.
Realizado no Brasil desde 1995 e coordenado no Continente Americano pelo SESC de São Paulo desde 1998. [...]
O objetivo é inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida. No Dia do Desafio, essa tarefa consiste em mobilizar o maior número de participantes em torno da idéia de praticar pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física ou esportiva. http://www.sescrio.org.br/

O CEAL participará.

Estaremos presentes representados por algumas turmas de 1º , 2º e 3º ano do Ensino Médio. Serão conduzidos pelos professores: Sat, Sandra e Alex.

sábado, 23 de maio de 2009

Uma gripe incomum

A gripe suína está nas manchetes dos jornais, e embora as notícias não tenham mais o teor
alarmante que havia a princípio, ainda é necessário manter um estado de atenção. Se o ditado popular também diz que é melhor prevenir do que remediar, qual a prevenção que nos é possível?Antes de sair por aí fazendo automedicação sem prescrição médica, ou tentar pegar uma forma "mais branda" da doença em festinhas de contágio, a melhor medida é seguir as orientações dos órgãos de saúde.Nos EUA, por iniciativa de um destes órgãos, foi publicada uma HQ sobre pandemia. Ela conta como a Gripe Espanhola se alastrou sobre todo o mundo no início do século XX e deixou um rastro de milhares de vítimas por onde passou. Depois apresenta uma série de ações que os cidadãos comuns podem/devem desenvolver para que a gripe suína não se torne uma pandemia de proporções catastróficas.
Para ler a HQ, vá até o site ing County que está em inglês, desça a página até encontrar o link (atalho) para a versão em português (nas palavras Portuguese/Português, escritas na cor azul) , e espere baixar o arquivo em PDF.Demora um pouquinho para aparecer, mas é informação confiável. E toda informação correta que você tem sobre um "inimigo" ajuda a melhor combatê-lo... Contribuição: http//interescolar4.blogspot.com

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Homenagem ao CEAL pela SEEDUC


Queremos agradecer a SEEDUC por homenagear o nosso colégio Aurelino Leal. Acesse o site http://www.educacao.rj.gov.br/ e veja.
Muiiiiiiitíssimo obrigada!!!!

Aniversário do CEAL na Internet


Aurelino Leal no site acima

Toda a programação da festividade dos 86 anos do colégio está postada no nosso site, professores da Rede Estadual. Vamos lá e confira!

Parabéns CEAL!!!

MEU COLÉGIO, MEU CEAL

Quero que saiba que mando essa mensagem para que você fique ciente do quanto gosto de você, e o quanto espero que estas velinhas que você está apagando hoje, lhe traga alegria plena e mais realizações.
Parabéns!!!!!!!!!!

Comunidade escolar

quinta-feira, 21 de maio de 2009

CONVITE


quarta-feira, 20 de maio de 2009

CONHECENDO MELHOR NOSSO IDIOMA

Instituto Camões - Esta belíssima página de Portugal tem várias seções com poemas, prosa e estudos sobre a Língua Portuguesa. Vale a pena dar uma passeada!
No Nossa Língua Portuguesa, há tira-dúvidas, jogos, dicas e curiosidades! Com a participação do Professor Pasquale.
Na página "Sua língua", quem responde é Cláudio Moreno. Também traz curiosidades, tira-dúvidas, expressões em latim, artigos, testes...
Uma ótima Gramática da Língua Portuguesa pode ajudá-lo a qualquer momento, nesta edição online!
E dicionários? Não dispense um bom dicionário. Na hora do aperto, sempre tem alguns online também: este e este são dois bons exemplos - e de graça!
A Academia Brasileira de Letras disponibiliza aqui um especial sobre os 500 anos de Língua Portuguesa, fruto de uma série de palestras em junho de 2000.

DIA DA LÍNGUA NACIONAL


A Língua Portuguesa é um idioma neolatino, ou seja, é derivada do latim. Sua história começa antes da Era Cristã, quando os romanos dominaram a Península Ibérica (que hoje são Portugal e Espanha) e impuseram seus padrões de vida e sua língua.


A língua falada por um país corresponde ao cerne de sua identidade.


A língua portuguesa é uma das cinco línguas mais faladas no mundo - cerca de 180 milhões de indivíduos utilizam-na como língua materna. É a língua nacional de Portugal (incluindo Açores e Madeira) e do Brasil, a língua oficial de vários países africanos (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe) onde convive com múltiplas línguas nacionais, e ainda sobrevive na Ásia (Macau e Goa) e na Oceania (Timor) como língua de grupos minoritários.


Principais influências na Língua Portuguesafalada no Brasil
Tupi -Nomes de pessoas: Ubirajara, Iracema...Nomes de lugares: Ipanema, Copacabana... Nomes de animais e plantas: tatu, arara, caju, maracujá...
Dialetos africanos -Acarajé, dendê, fubá, quilombo, moleque, caçula...
Alemão -Níquel, gás...
Espanhol -Bolero, castanhola...
Japonês -Karaokê, camicase...
Francês -Paletó, boné, matinê, abat-jour (abajur), bâton (batom), cabaret (cabaré)...
Italiano - geralmente termos relacionados às artes e à culinária -Macarrão, piano, soneto, bandido, ária, camarim, partitura, lasanha...
Inglês -Show, software, hamburger...

Fonte: http://www.portugues.com.br/

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A ABOLIÇÃO


ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Neste mês de maio, comemora-se a Abolição da Escravatura no nosso país e este fenômeno social nos faz lembrar com tristeza da dominação dos brancos sob os negros. Foram anos de exploração até que a Princesa Isabel, no dia 13 de maio de 1888, assinou a Lei Áurea tornando livres os negros escravos. Porém, não foi dado aos negros condições de viver dignamente na sociedade e lutam até hoje por uma liberdade plena para apagar de vez a sua exclusão social. Segundo Milton Santos, geógrafo e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo comenta “O fato de que o trabalho do negro tenha sido, desde o início da história econômica, essencial à manutenção do bem-estar das classes dominantes deu-lhe um papel central na gestação e perpetuação de uma ética conservadora e desigualitária.”É necessário erradicar todas as formas de escravidão para termos uma sociedade mais justa, fraterna,agregadora. Uma sociedade onde todos são iguais perante a lei.
O poema de Castro Alves “Navio Negreiro”nos mostra o sofrimento dos negros ao serem transportados da África para o Brasil. Abaixo estão trechos do poema:
I
'Stamos em pleno mar... Doudo no espaço
Brinca o luar - dourada borboleta
-E as vagas após ele correm... cansam
Como turba de infantes inquieta.
'Stamos em pleno mar... Do firmamento
Os astros saltam como espumas de ouro...
O mar em troca acende as ardentias,
- Constelações do líquido tesouro...
[...]
V
Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho,
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendo a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!
E ri-se a orquestra, irônica, estridente...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Se o velho arqueja, se no chão resvala,
Ouvem-se gritos... o chicote estala.
E voam mais e mais...
Presa nos elos de uma só cadeia,
A multidão faminta cambeleia,
E chora e dança ali!
Um de raiva delira, outro enloquece,
Outro, que de martírios embrutece,
Cantando, geme e ri!
No entanto o capitão manda a manobra.
E após fitando o céu que se desdobra
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoieros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!...
"E ri-se a orquestra irônica, estridentre...
E da ronda fantástica a serpente
Faz doudas espirais...
Qual num sonho dantesco as sombras voam!...
Gritos, ais, maldições, preces ressoam!
E ri-se Satanás!...
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Navio_Negreiro"

sábado, 2 de maio de 2009

Dia das Mães

Uma das comemorações mais singelas e significativas.
O objetivo desta festa é incentivar o sentimento de gratidão à mãe
A idéia da festa nasceu com Mary Sassen, de Kentucky, nos Estados Unidos. Publicou um folheto desejosa de despertar nos filhos uma admiração por aquela que é a rainha do lar. Coube, contudo, a miss Ana Jarvis a glória de ter concretizado o ideal de Mary Sassen.
Sugeriu Ana Jarvis o 2º Domingo de Maio para comemoração, e que cada pessoa trouxesse ao peito uma flôr branca ou encarnada.
A idéia divulgou-se com presteza e no dia 9 de Maio de 1914 o presidente Wilson baixou o decreto oficializando o dia para essa celebração.
Aos 5 de Maio de 1932 o Dr. Getúlio Vargas assinou o decreto 21.366, que assim reza:
"O 2º Domingo de Maio é consagrado às mães em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para o aperfeiçoamento no sentido da bondade e solidariedade humana".

Vestibular 2010

Novo Enem não terá língua estrangeira, filosofia e sociologia

RIO - A primeira edição do vestibular unificado não terá prova de língua estrangeira, sociologia e filosofia. Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, as matrizes para a elaboração dessas provas não estão prontas, e o prazo é insuficiente para a sua realização. A decisão vale apenas para este ano e afeta a seleção das universidades que aderirem ao novo Enem. O Inep utilizará na elaboração da primeira edição do vestibular unificado a matriz do, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).- Na segunda edição, em 2010, vamos incluir as matérias - afirma Fernandes durante seminário sobre o vestibular unificado realizado na Universidade de Brasília (UnB).Para o secretario executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Gustavo Balduíno o fato é uma limitação, devido a importância das disciplinas nas seleções das universidades.- No vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSC), por exemplo, há seis opções - diz.Para coordenadora de ensino e graduação da UnB, Márcia Abrahão, uma seleção para universidade sem língua inglesa representa um retrocesso.De acordo com Márcia Abrahão, a decisão pode atrapalhar na adesão da UnB ao processo. O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da universidade deve decidir sobre a participação da UnB no novo Enem no dia 7 de maio.A mesma opinão tem o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, Amábile Pacios.- Não vamos mais fazer uma seleção do mesmo nível. Estamos sucateando o processo. A qualidade da seleção sofrerá perdas - criticaPara Amábile é difícil imaginar uma prova de vestibular sem língua estrangeira, uma vez que a disciplina é obrigatória na grade das escolas.As provas do Enem deverão, ainda, passar por pré-testes, antes da aplicação. O novo Enem deve ser realizado nos dias 3 e 4 de outubro e, mesmo diante de insistentes pedidos de reitores para adiar a data, Fernandes diz que o prazo será mantido.- Muitas instituições utilizarão o novo Enem como primeira fase, precisaremos divulgar o resultado em tempo hábil para a segunda etapa - justicia.A expectativa é que 4 milhões de pessoas façam o exame. Todas as redações serão corrigidas, uma vez que a prova tem o intuito de avaliar o ensino médio e não só selecionar para as universidades.



Disciplina nos estudos

Sala de Aula
Disciplina é a chave da preparação para o vestibular
Embora não haja método infalível, deve-se cumprir o que foi planejado
Ler