quinta-feira, 30 de abril de 2009

Novo Enem não terá questões de inglês em 2009

Brasília - O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes, explicou porque o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que pretende substituir vestibulares de instituições federais em todo o país, não terá prova de inglês em 2009. "O novo Enem foi concebido com a prova de línguas, mas o comitê que elabora as diretrizes da prova achou que era melhor tirar este ano."A disciplina, que normalmente consta dos vestibulares para acesso às universidades particulares e públicas, foi excluída porque há escolas que não estão preparadas para o exame de idioma. Em compensação, Fernandes afirma que em 2010 a disciplina voltará à prova com uma novidade: além do inglês, haverá questões de conhecimentos em espanhol. As universidades federais devem anunciar se participam do exame até o próximo dia 8 de maio.

Haddad defende o fim do Vestibular

Pedro Fernandes
Ontem, durante reunião com os 38 reitores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o ministro Fernando Haddad defendeu a extinção do vestibular tradicional para os cursos superiores dessas instituições. A idéia é usar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Podemos utilizar o Enem como fase única para os cursos de menor procura e como primeira fase para os cursos de maior demanda”, disse Haddad.
Ao todo, 215 mil estudantes estão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A intenção é que até o final de 2010 o total de alunos seja de 500 mil.
Nos próximos dias 6, 7 e 8 de maio, a extinção do vestibular para os cursos superiores dos institutos federais volta a ser discutida em Palmas, durante a reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif).
Os reitores dos institutos sugeriram ao MEC a extinção do processo seletivo também para os cursos de ensino médio da Rede Federal. Os colégios de aplicação das universidades, colégios militares e os próprios institutos federais fazem processos seletivos semelhantes a vestibulares. A utilização das notas da Prova Brasil, feita com concluintes do nono ano do ensino fundamental pode ser uma das soluções para substituir os processos seletivos atuais.
http://www.atarde.com.br/vestibular/noticia.jsf?id=1135584


ENEM + Vestibular

UFF vai utilizar o novo Enem no vestibular 2010 O Globo - RIO
O Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) aprovou por unanimidade um novo modelo de vestibular para 2010, incluindo as ...
Vestibular 2010: Novo Enem não terá língua estrangeira, filosofia ... O Globo - RIO
A primeira edição do vestibular unificado não terá prova de língua estrangeira, sociologia e filosofia. Segundo o presidente do Instituto Nacional de ...
UniRio decide aderir ao novo Enem G1.com.br

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) vai aderir ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como etapa única para acesso aos cursos de ...



quarta-feira, 29 de abril de 2009

A INTERNET É O LUGAR

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/
A Internet é o lugar onde as pessoas de todas as idades e principalmente, os jovens gostam de conectar-se com outras pessoas para conversar, comprar, trabalhar... Milhares de usuários se tornam membros de uma ou mais redes sociais da Internet. Mas... o que são redes sociais? São as páginas da web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Elas existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação. Hoje, existem vários sites da rede social que operam mundialmente e para ver alguns exemplos dessas redes na Internet acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_redes_sociais ou acesse: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp, onde se encontram informações preciosas para o professor trabalhar com seus alunos.

Através da Internet cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o planeta estão hoje conectadas e por isso, o computador deixou de ser um acessório para se transformar numa ferramenta por meio da qual se faz a troca de ideias e são compartilhados projetos de pesquisa que transcendem as fronteiras geográficas. Então, se o mundo virtual está presente em nossa vida diária por que não usá-lo como ferramenta de apoio à educação? O computador e, principalmente, a Internet podem, sim, dar contribuições relevantes ao espaço escolar, à sala de aula. Pensemos nisso!


terça-feira, 28 de abril de 2009

Sites





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgoVbXDeIilcHODR8ptF5APNzpNyw3w-B4pq1ZkD6s8Lb8O5Lv3ly1CQ7HxDfpLd_GpYOvtgpxQmwtmouj1yQpL2i7974lajVQUOQOtOzZUU1Yhx7ZAfZoEQI0CzbW5k8LPZD9a65Mk1GTm/s400/sites.jpg

Sites:
http://www.brasilescola.com/acordo-ortografico/
http://www.vestibulandoweb.com.br/
www.vestibular.uerj.br/
www.vestibular.ufrrj.br/
http://noticias.terra.com.br/vestibular/
www.coseac.uff.br/ - Clique aqui para acessar o site da UFF ... logomarca do Vestibular UFF 2009, 2º PROCESSO de CONVOCAÇÃO (item 12 do Edital) ... do Rio de Janeiro. Informações sobre Campos, Macaé, Pádua e Miracema. A UFF no Estado do Rio de Janeiro ...

Inscrições:
Artigos com a palavra Inscrições
Inscrições para ProUni no ano de 2009
Inscrições FATEC 2009
Como fazer inscrições para o fies 2009
Inscrições de jovens para o Prouni 2009
Data para as Inscrições para o Enem 2009
Inscrições para o Enem unificado de 2009
Inscrições Enem 2009 em Maio
Inicio das inscrições para Enem 2009
Inscrições para o concurso do IBGE
Inscrições abertas para a musa do brasileirão
Data das inscricoes para o enem no ano de 2009
Quando sera a data de inscricoes para o enem 2009
Onde fazer as inscrições do Enem 2009
Inscrições Enem 2009
Inscrições para a musa do brasileirão 2009
Inscrições para o Desafio Sebrae 2009
Data das Inscrições para o Enem
Inscrições para fazer o enem em 2009
Inscrições para vagas na área da educação
Inscrições Abertas para o Programa Escola da Familia 2009
Inscrições abertas para o soletrando 2009 como fazer a inscrição
Inscrições para o ProUni 2009 Como me inscrever?
Data das Inscrições para o Enem 2009
Concurso Miss Brasil 2009 inscrições Miss Brasil 2009
Inscrições e resultados do concurso garota kaiser
Inscrições para o prouni
Inscrições Bolsas ProUni 2009
Inscrições abertas ProUni 2009
Inscrições para o ProUni 2009 e 2010
Inscrições Enem 2010
Inscrições para o ProUni 2008
Inscrições para o Enem
Inscrições ENADE 2009
Inscrições para o ENEM 2010
Vestibular UNB Inscrições 2009
Inscrições abertas para o ProUni 2009
Quando poderei fazer a inscrição do ENEM 2009
Quando será inscrições para o ENEM 2009?
Inscrições para o Fies 2009
Inscrições para o De Volta Para Minha Terra do Domingo Legal
Inscrições para o Lata Velha Programa Caldeirão do Huck
Inscrições para o Lar Doce Lar Programa Caldeirão do Huck
Inscrições para Big Brother Brasil BBB9
Vestibular UFSC Aberta as inscrições
Inscrições para ENEM Faça já a sua inscrição
Inscrições do Enem 2009
Inscrições para O Aprendiz 6
Inscrições para o ProUni 2009
Inscrições para o Enem 2009
Inscrições ProUni 2009

UERJ - VESTIBULAR ESTADUAL 2010






Concurso Vestibular UFF- 2010

Vestibular 2010: edital de isenção de taxa é divulgado
A partir de 5 de maio estarão abertas as inscrições para solicitação de isenção da taxa de inscrição no Concurso Vestibular UFF 2010. Poderão inscrever-se candidatos que já tenham concluído o ensino médio ou que irão concluir até dezembro de 2009. A isenção e a redução de 50% da taxa de inscrição são benefícios concedidos pela UFF a todos que comprovem insuficiência de recursos financeiros mediante critérios estabelecidos pela universidade.InscriçãoPara efetuar a solicitação da isenção o interessado deverá comparecer com o documento de identidade a um dos postos indicados no endereço eletrônico da Coordenadoria de Seleção (Coseac): http://www.coseac.uff.br/. O material da solicitação custa R$ 1,00.
Em Niterói, o posto de solicitação será no Campus do Gragoatá - Bloco C - térreo - dias 5 e 6 de maio (cursos pré-vestibulares e escolas públicas); dias 12 (letra inicial do nome de A a E), dia 13 (de F a M) e dia 14 (de N a Z), no horário das 9h às 17h; nos demais municípios - Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Santo Antonio de Pádua e Volta Redonda, os postos atenderão dias 6 e 7 de maio, nos horários divulgados no site da Coseac.Para efetuar a inscrição os requerentes deverão enviar envelope de postagem pelos Correios, até dia 27 de maio ou entregá-lo no Posto de Solicitação, dias 27 e 28 de maio, das 9h às 16h. O comprovante de entrega do material deverá ser guardado pelo requerente.ResultadoA divulgação da lista dos beneficiados será no dia 6 de agosto, no endereço eletrônico www.vestibular.uff.br/2010 e na Coseac - UFF, Campus do Gragoatá, Bloco C, térreo, São Domingos, Niterói.Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones da Coseac (21) 2629-2805 ou (21)2629-2806.
Imagem:http://vereadorilheus.files.wordpress.com/2008/11/vestibular_2009.jpg





terça-feira, 21 de abril de 2009

Educação



Educação engloba os processos de ensinar e aprender, de ajuste e adaptação. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. A prática educativa formal - observada em instituições específicas - se dá de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comuniade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. http://pt.wikipedia.org/wiki/Educação

Personagem ilustre do CEAL

Aida Santos
Jogos Olímpicos de 1964. A carioca Aída dos Santos chega a cidade de Tóquio como a única integrante da delegação brasileira de atletismo, vaga garantida com o índice de 1.65 m conquistado no salto em altura. Sem técnico ou material adequado, a atleta observando suas concorrentes cercadas de cuidados, com psicólogos, treinadores e fisioterapeutas, torce o pé, mas mesmo assim, alcança a marca de 1.70 m. Garantida em as melhores do mundo, Aída supera a dor e a emoção, passa o sarrafo a 1.74 m e termina a competição em quarto lugar. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, uma brasileira fica a milímetros do pódium.





Nossa História

Impressionado com o desenvolvimento do Ensino Técnico e Profissionalizante que conhecera na Europa, o Governador Nilo Peçanha criou em 1906 as primeiras escolas do gênero no Estado do Rio, entre elas a Escola Profissional Feminina de Niterói. Por motivos diversos não teve tempo de implantá-las e nem seus sucessores. O Governador só conseguiu o seu objetivo no segundo governo, 1915 a 1917, mas só colocou em funcionamento apenas a Escola Profissional Visconde de Moraes, atual Escola Técnica Henrique Lage. Seu sucessor, Agnelo Collet, instalou em 1918 a Escola Profissional Feminina com o nome de Anita Nilo Peçanha. Utilizou para isso o prédio do antigo Asilo da
Velhice Desamparada (atual Fundação Leão XIII) situado na Rua Andrade Neves que foi emprestado pela Prefeitura de Niterói. Houve um problema porque não havia espaço suficiente para abrigar 144 alunas matriculadas, e assim a escola não encontrou condições técnicas para continuar em atividade.
Em 1922, o Governador Raul Veiga reabriu o estabelecimento, no mesmo local, mas novamente deixou de haver o efetivo funcionamento. Mas o interventor federal Aurelino de Araújo Leal finalmente regulamentou-o, através da lei de 13 de maio de 1923, e a 24 do mesmo mês foi a escola oficialmente instalada no mesmo prédio do antigo Asilo.A escola recebeu o nome de Aurelino Leal no dia 21 de junho de 1924, em ato do Governador Feliciano Sodré. No primeiro governo da fusão passou a se chamar Colégio Estadual Aurelino Leal.O colégio teve como primeira diretora, a professora Aurélia Quaresma de Moura, e havia 52 alunas matriculadas.A história do Colégio Estadual Aurelino Leal desempenhou e desempenha um papel de grande relevância para a Educação, pois dá grandes lições de excelência e acredita no potencial de cada um dos seus alunos.